terça-feira, 27 de novembro de 2007

QUE POSSO APRENDER MAIS?



Miudos que sentiam o silvo das folhagens dispersas por espaços onde o gado transumante pastoreava, sendo eles os seus seguidores...
A escola ficava longe e as esperanças eram de sorrisos, quando a nostalgia do nascimento das crias das ovelhas levava festa àquele lugar distante de todos os ensinamentos.

9 comentários:

Anónimo disse...

longe dos ensinamentos da escola também ha ensinamentos. Não se pode confundir escola com aprendizagens. Também se aprende quando a Escola (espaço fisico)fica longe, porque a "escola" está em todos os lugares.

DORA disse...

Pois é verdade. Aprender já não depende apenas do que o professor transmite dentro da aula - quatro paredes. A vertiginosa evolução verificada no domínio da tecnologia contribuiu para que a sociedade se transformasse de forma significativa, sendo agora a sala de aula o mundo inteiro...
A quantidade de fontes informativas, a sua diversidade e as suas estratégias de disseminação da informação, conduzem a uma enorme quantidade de conhecimento, já tratada ou em bruto. No entanto esta instantaneidade pode ter efeitos perversos. Se por um lado tem un aspecto planetário e globalizante, a sua pretensa rapidez pode provocar a criação de "não acontecimentos" porque a informação difundida pode não corresponder exactamente à realidade ou pode mesmo não ter acontecido.

Anónimo disse...

Utilize as novas tecnologias disponíveis nesta escola e aprenda.
Seja autómono, pesquise materiais de interesse, divulgue-os, partilhe-os, ajude o seu colega com menos capacidades, seja amigo.

SONS ESGP disse...

É bom que isto comece a aquecer e que as vozes de outrora, se levantem, porque estamos cá para os ouvir...

Picknick by the Serpentine disse...

A escola é uma fonte imensa de ensinamentos, não só de aprendizagens. Não tem o papel de mãe e pai, ao contrário do que alguns adultos pensam... mas ensina muita coisa, principalmente para os mais atentos às atitudes das pessoas. A escola é o ponto de fim da ingenuidade, e só isso já é muito importante...

Volto a afirmar que sou contra a ideia de alguns pais mais "relaxados" que o professor pode ser o pai ou a mãe do aluno. Além de ser preguiça (um pecado mortal, meus caros!) é também uma idiotice que se vira contra eles após uns anos.

Estamos na ESGP, mas o mundo é uma ESGP gigante (mas um pouco mais divertido).

Anónimo disse...

Embora esta descrição nos remeta para uma imagem bonita das aldeias rurais, onde as crianças passam a maior parte da sua vida naquele lugar, também é importante para o seu crescimento e desenvolvimento, e até para o seu futuro, conhecer outros lugares e ter novas oportunidades.

Anónimo disse...

A escola é um espaço que ultrapassa a mera questão das aprendizagens. É um local onde se aprende sobretudo a pensar, onde se aprende a aprender, na escola ou fora dela. Lá fora, onde tudo é mais divertido (será?), tudo é mais desafiante e(quase)tudo é mais perigoso.
Quando deixarmos a escola não podemos deixar de aprender, temos que o fazer sob pena de não realizarmos, nem de perto nem de longe, as nossas aspirações.
Na escola aprendem-se algumas coisas, lá fora aprende-se tudo... e, por vezes, também se desaprende. Oxalá a escola nos ajude a fazermos as escolhas certas.

Anónimo disse...

A ESCOLA é um lugar onde se aprende muitas coisas, mas longe dela é muito prejudicial para o aluno. eu felismente tenho transporte mas há pessoas que não tem para a escola.

Anónimo disse...

Eu acho que viver muito longe da escola é muito mau para o aluno, pois chega muito tarde a casa e depois não tem tempo para estudar, pois tem que dormir cedo para chegar à escola cedo.