quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

TABACO


Bem se podia dizer assim: A PARTIR DE HOJE É PROIBIDO FUMAR NA ESCOLA

Todavia há quem conteste a nível nacional ainda, tal decisão, das tais que até são bem vindas, no escasso mundo das boas decisões que é aquele em que vivemos.
È sobretudo de louvar a enorme vantagem para os não fumadores, não terem que suportar o fumo dos fumadores.
Deveria ser uma oportunidade excelente para os que fumam, reflectirem sobre esta quase universal adesão à desmistificação do uso do tabaco.



No século XVI, os mendigos de Sevilha, na Espanha, que não tinham dinheiro para comprar os já tradicionais charutos, enrolavam em tiras de papel o conteúdo das pontas descartadas nas ruas. Dois séculos depois, o hábito espalhava-se por todo o planeta, movendo uma das indústrias mais ricas da história. Até poucas décadas atrás, o cigarro era até visto como um acessório elegante, mas entrou no século XXI como assassino de milhões.

16 comentários:

Anónimo disse...

O consumo de tabaco é, hoje, a principal causa evitável de doença e de morte. O fumo do tabaco contém milhares de substâncias químicas, com efeitos tóxicos, mutagénicos e cancerígenos, que afectam não só os fumadores como também as pessoas expostas ao fumo do tabaco, que assim têm uma maior probabilidade de vir a contrair cancro do pulmão, doenças cardiovasculares e diversas patologias respiratórias de natureza aguda e crónica.

Dito isto concordamos que NÃO SE FUME MAIS NA ESCOLA, pois visa-se proteger a todos os alunos da exposição involuntária ao fumo do tabaco, quer nos locais de trabalho, como nos espaços de lazer.

Anónimo disse...

Concordamos mais ou menos com a proibição de fumar na escola! Pois podia ser permitido fumar no páteo, visto não ser um recinto fechado.

Anónimo disse...

Não é extremismo é ser consciente. Relativamente a este tema sou verdadeiramente fundamentalista. Fumar é por si só, um acto anti social de extrema falta de respeito e amor por si próprio e pelos outros.
Tendo consciência (porque todos temos) dos malefícios do assassino que é o tabaco, continua a consumir-se cada cigarro seja a que preço for, mesmo que falte para outras coisas. A vida está difícil, o dinheiro é pouco para tantas coisas que fazem falta, mas o cigarro... não pode faltar.
Infelizmente esse é o exemplo que os jovens têm e que lhes é transmitido pelos adultos: faz mal mas fuma-se, nao se deve... mas pode-se e se se fumar o que é que acontece??? Pois é, se fumar muita coisa acontece inevitávelmente, quer ao fumador quer a quem está perto dele.

Anónimo disse...

Fumar prejudica gravemente a saude, por isso acho que a iniciativa deve também começar da parte da escola. Com esta medida deixou de haver beatas no chão da escola e já se pode estar em qualquer ponto da escola que não estamos a "levar" com o fumo dos fumadores.
Mas por outro lado, o aspecto á entrada da escola não se tornou o melhor, porque agora os fumadores concentram-se todos ao portão.

Marilia disse...

Eu sou a favor da nova lei do tabaco, porque para os não fumadores torna-se muito incomodativo o fumo do tabaco. Embora não perceba o motivo pelo qual os alunos tenham que sair da escola para poderem fumar, uma vez que o podiam fazer no recinto sem incomodar ninguém.

MariaT disse...

Concordo com a nova lei do tabaco, pois os não fumadores não tem que estar a "levar" com o fumo dos outros,por exemplo em quanto estão num restaurante.

"Os fumadores prejudicam a saúde dos não fumadores. Uma pessoa que não fuma, em contacto com fumadores, no final de um dia de trabalho chega a fumar o equivalente a uma média de 1 a 4 cigarros.
Os fumadores incomodam os não fumadores. Fumar não é apenas um problema dos fumadores."
(universidade de évora)

Lurdes disse...

Eu tambem concordo com a nova lei do tabaco. Não sou fumadora e incomodava-me bastante o fumo do tabaco em sitios fechados.
No que diz respeito à nossa escola, acho que em espaço aberto deveria ser permitido aos alunos fumar, pelo menos a mim não me incomodava, e isso evitaria o mau aspecto à entrada do portão.

Anónimo disse...

Para mim a lei do tabaco é um bocado injusto para os fumadores,apesar de eu não ser um deles, porque a maior parte das pessoas fumam, e os cafés que não se pode fumar perde muitos clientes.

Anónimo disse...

eu sou a favor da minha marilia, se o recinto escolar é ao ar livre acho que se devia poder fumar!

Anónimo disse...

O tabaco mata. Quem fuma esta informado, por iso quem fuma so tem de ter respeito por os otros, como por exemplo nao fumar perante menores, gravidas, etc.

Anónimo disse...

O tabaco mata. Quem fuma esta informado, por iso quem fuma so tem de ter respeito por os otros, como por exemplo nao fumar perante menores, gravidas, etc.

Anónimo disse...

não concordo com esta lei. Porque ser poribido fumar em locais fechados até se com priende agora au ar livre não se ademite

Anónimo disse...

O TABACO E UMA COISA QUE PROJODICA GRAVEMENTE A SAUDE MAS TAMBEM E UMA COISA QUE NAO KONCORDO COM UMA COISA FOMAR E RECINTOS FEXADOS E UMA COISA.AGORA NUM RECINTO DA ESCOLA NUM SITO ABERTO E OUTRA.

Anónimo disse...

eu não concordo com a lei porque as escola tem um recinto escular grande e e a ar livre.. tambem se compreende que em locais fechados não poder- mos fumar... porque ai ha sempre pessoas que nao fumam e podem se sentir mal com o fumo

Anónimo disse...

o tabaco e uma coisa ke projodica cravemente a saude e ke as pessoas nao tem nossão do ke akilo e projodicial para a saude. com as subestancias toxias nao desconhecidas e nao identificado. e tambem e as principal causa de morte em portugal. eles almentam o tabaco e as pessoas tiram para comer para terem para o tabaco.
ha pessoas ke a gente gosta e ke se vao embora por causa do tabaco
e as pessoas ficam com uma coiza vazia no nosso kuração e ke nunka mais se vai enxer................................................

Unknown disse...

Os fumantes têm consciência do mal que o cigarro faz, se fumam, é porque é um vício, ninguém quer mal pra si mesmo, tenho certeza que for falta de tentar parar não é, apesar de que o que se quer, consegue, mas cada um deve ter seus motivos pra isso, enquanto não ficar doente, enquanto não acontecer alguma coisa, não para. E muitas vezes, mesmo acontecendo, não param do mesmo jeito, é um vício incontrolável. Os fumantes deveriam respeitar, como foi dito acima, as grávidas, crianças, idosos, não só essas citadas, mas os não fumantes em geral, sair de perto e tals. Mas em bares e restaurantes, sempre existiu espaço para fumantes e não fumantes, era simplesmente cada um ficar em seu devido lugar. Essa lei é muito rigorosa, e isso irá prejudicar muito os comerciantes, pois em bares ninguém irá mais, sendo que boa parte dos frequentadores eram fumantes, casas noturnas não terá mais ninguém, pois a maioria dos frequentadores, eram fumantes. Não haverá mais fumantes em lugar nenhum, metade do publico, irá sumir. Tudo isso pros não fumantes que vão pra uma casa noturna, não chegaram cheirando cigarro em casa. Já que foi dada esta lei, que sejam felizes os não fumantes em ambientes vazios, sentiram falta dos fumantes um dia. ;D