segunda-feira, 3 de março de 2008

OS ELEITOS E OS ALUNOS


















Foi sugerido para publicação pela coordenadora dos projectos europeus a seguinte notícia:

No âmbito do Projecto Europeu «If I Tell You About Myself I Feel I Exist» decorreu na ESGP um ciclo de Encontros Informais entre Eleitos e Alunos.
O objectivo principal foi proporcionar aos jovens um melhor conhecimento do funcionamento do sistema democrático e aproximar os jovens dos eleitos locais e dos deputados que nos representam na Assembleia da República. Dia 26 de Fevereiro iniciou-se o ciclo com a deslocação da Drª Filomena Araújo, vereadora da Câmara Municipal de Évora.
A Srª Vereadora foi recebida pelo Presidente do Conselho Executivo , Professor Ananias Quintano, e pela Presidente do Conselho Pedagógico, Professora Ana Agoas, que integram activamente este projecto. A apresentação e moderação foi feita pela professora Élia Mira, à qual se juntou a Professora Antónia Pereira ,que também integra a equipa dos projectos europeus. Durante 90 minutos a conversa com os alunos do 11º G, da área de Humanidades, e dos alunos do Curso Profissional de 12º ano, manteve-se muito animada. O encontro foi dinamizado por questões de natureza variada que os jovens colocaram e o tempo soube a pouco...Agradecemos a disponibilidade e amabilidade com que a Drª Filomena acedeu a este nosso desafio e a lição de democracia que nos proporcionou.


Dia 4 de Março, esteve presente ainda para o mesmo efeito, no Auditório da Escola o Presidente da Junta de Freguesia de S.Mamede, Professor Carlos Grácio.
Durante 90 minutos a conversa manteve-se muito animada e correu ao sabor das questões colocadas pelos alunos e pelo discurso do Professor Carlos Grácio que muito cativou o grupo. Esclareceu acerca das funções, organização e principais dificuldades com que se defronta uma Junta situada no Centro Histórico, as relações entre as diversas forças partidárias que integram o executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia, bem como a relação entre a Junta e a Câmara Municipal .
Procurou ainda sensibilizar os jovens para a necessidade de uma intervenção cívica empenhada, em que todos possam dar a sua contribuição para melhorar a qualidade de vida na sua cidade, ao mesmo tempo que se realizam mais plenamente enquanto seres humanos.Agradecemos a disponibilidade e amabilidade com que o Professor Carlos Grácio acedeu a este nosso desafio e a lição de democracia que nos proporcionou.

Sem comentários: